sábado, 19 de outubro de 2013

Atentados e o Incêndio do Reichstag!

Quase todo mundo se lembra do exemplo do Reichstag, o parlamento alemão incendiado na década de 30.
Ele foi o estopim para que Hitler endurecesse de vez o regime,  e que anunciava o que estaria por vir...Como sabemos, foi o próprio Hitler que mandou incendiar o prédio, para usar o evento para culpar seus adversários...

Pois é...

Ontem, após um enorme período de preguiça virtual, que aliás, foi ótimo, pois permitiu colocar a leitura e outras pendências em dia, deparei-me com a notícia do blog do Roberto, aqui, sobre um suposto atentado à tiros nas bandas do Açu.

Primeiro é muito difícil falar sobre circunstâncias que estão ainda muito frescas, e sobre as quais não temos todas as informações...

Mas pelo que observo, a suposta vítima não me parece uma pessoa que seria capaz de inventar fatos com esta gravidade, ainda mais sabendo o que está em jogo...De fato, a Srª Noemia deve ter ouvido algo que se assemelha a disparos, e ao que tudo indica, devem ter sido disparos de arma de fogo...

Também é quase certo que este episódio esteja vinculado a disputa que se trava ali, embora seja possível, com muito menos probabilidade, que seja um débil mental qualquer disparando à esmo...ou ainda um indivíduo isolado manifestando sua insatisfação com a falência do porto, que pode ter-lhe retirado o emprego ou o comércio...

No entanto, toda vez que ouço este assunto de disparos de arma de fogo, me recordo de outro caso, onde um político da região sofreu um "atentado", ficando seu veículo com as perfurações dos projetis estampadas, justamente em um momento que a tensão política local o espremia contra as paredes judiciais...

A estratégia da greve de fome já havia sido esgotada antes...

Sabedores que somos que o grupo de agricultores que resiste a ocupação das terras pelos empreendimentos ligados ao porto estão (ou estavam) sob a tutela do grupo deste político, inclusive com apoio jurídico, eu me lembro do incêndio do Reichstag.

Não que eu demonize a política, os representantes, e as alianças táticas...Eu sei que os agricultores, pelo menos a maioria, têm se agarrado ao que aparece para salvar suas terras e sua dignidade...e concordo que assim seja, embora lamente que as forças progressistas tenham deixado este vácuo.

Enfim, não há nada demais que este ou aquele grupo procure aumentar o desgaste dos adversários que, justamente, mais lucraram quando o porto era vendido como a 9ª maravilha do universo.

Mas é bom ter cuidado...

4 comentários:

Anônimo disse...

DOM EUGÊNIO SALLES ERA
LEVA E TRAZ DOS MILITARES
“Documentos inéditos provam a colaboração do primaz com a ditadura”

O Conversa Afiada reproduz trechos de texto de Marsílea Gombata sobre Dom Eugênio Salles, na Carta Capital.

Anônimo disse...

Interessante a sua tese. E perfeitamente possível. Como policial e bom observador político tenho certeza que você não insinuaria algo sem ter grande inclinação a acreditar nisso, embora, corretamente, você tenha feito todas as ressalvas de que isto é apenas e tão somente uma hipótese.
Mas perfeitamente possível.

Anônimo disse...

fico impressionado como certos poliiiiiiiiiiiiiiiiiiticos te incomodam.
fico impressionado como voce precisa filosofar para atacar.porque na verdade, nao tem argumentos maus contra os politicos que te incomodam. Incrivel como vc nao critica os politicos corruptos. Voce esta quase sozinho aqui no seu blog e nem se dá conta; os politicos que te incomodam, passam e continuam passando. Acorda, da Mata.

douglas da mata disse...

Meu filho, vou repetir, mais ou menos, o que disse alguém que muito admiro, Darcy Ribeiro:

Lutei várias lutas, e de fato, perdi várias delas, mas sinceramente, me orgulho de não estar ao lado dos que me venceram...

Político algum me incomoda...não me oriento para atacar pessoas, mas sim o que representam, suas ideias, atos...

Se você quer ler algo espetaculoso sobre corrupção, errou de local...isto o PIG já faz, de forma escrota, manipulada, odiável...mas tem gente como você que gosta...

Todos passarão, e eu, como disse Mário Quintana, passarinho...


Em tempo: aprende a escrever, ordena teus pensamentos(isto é, se não tiver dado descarga neles antes) e depois coloca como comentário, pois é quase impossível entender o que disse.

E para não deixar você decepcionado: Foda-se o que você acha ou deixa de achar...