quarta-feira, 19 de junho de 2013

Apenas curiosidade...

Não sou daqueles que rejeitam o alvorecer de novos sensos políticos e novas plataformas de contestação.

Eu mesmo, sempre estive, lá nos idos de minha juventude, inserido, e às vezes, à frente, de parte dos enfrentamentos de minha época, para desespero de meus pais.

Mas sempre desconfiei de movimentos instantâneos, que brotam do chão como capim, como diz meu bom amigo Brand Arenari.

Ora, nada demais que a juventude reclame do dinheiro gasto na Copa e Olimpíada, e este blog, por várias vezes já publicou textos sobre tal tema, inclusive sob o âmbito da especulação imobiliária e da expulsão de comunidades inteiras para as bordas das cidades, cada vez mais longe, e cada vez mais dependentes de transportes precários.

No entanto, este blog também sempre questionou, e foi criticado por alguns, acerca da promiscuidade total entre público e privado quando se trata de futebol.

Foram décadas e décadas de uso de dinheiro público(segurança, saúde) para sustentar eventos esportivos, e até bem pouco tempo, era a PMERJ, por exemplo, que fazia a segurança dentro de um espetáculo pago, em claro desvio de função!

Na maioria dos estádios, ao redor do Brasil e por este estado, ainda é assim.

Campos dos Goytacazes e outras cidades do interior pagam gordas "mesadas" ao clubes que não se sustentam sobre as próprias pernas (e receitas), e não raro, estes laços e favores são explorados como vantagem competitiva pelos governantes!

Não são incomuns os contratos e convênios suspeitos entre ONGs e poder público, para drenar recursos públicos sob o falso e chantagista de "retirar os jovens das ruas, e investir em talentos".

São os hospitais públicos que se enchem após brigas de torcedores, e como resultado da estranha mistura álcool, multidões e carros em movimento, após os jogos.

A dívida previdenciária  dos clubes (os maiores), se somadas, construiriam outro tanto de estádios! Só a do meu clube do coração chega perto de 700 milhões de reais com o INSS e outros entes.

E nada, nenhum cartaz, nenhum lamento...

Toda esta celeuma por causa da Copa? Tudo bem, eu respeito, mas parecem que as coisas estão meio sem sentido...aliás, nada parece fazer muito sentido nestas manifestações mesmo!

Vai ver eu envelheci antes do tempo....

Nenhum comentário: