segunda-feira, 29 de outubro de 2012

merval, o acadêmico boçal!

Na seção de humor do blog Viomundo está este texto do calunista merval, o acadêmico boçal. Ele escrevia em junho de 2012 suas considerações sobre Lula, Haddad, acordos e alianças e a vitória inquestionável de çerra...

Só rindo, só rolando de rir...e ainda tem gente que admira um lixo destes...bom, neste caso não é coincidência...

Eis aí embaixo uma "análise imortal" do merval:


Merval Pereira: O mito e os fatos

publicado em 29 de outubro de 2012 às 12:35
O mito e os fatos
por Merval Pereira
O GLOBO – 28/06/2012, reproduzido no Perca Tempo
A mais recente pesquisa do Datafolha mostra que 62% dos eleitores paulistanos e 64% dos simpatizantes do PT acham que o partido agiu mal procurando acordo com Maluf para a prefeitura de São Paulo.
O candidato do bolso do colete de Lula, o ex-Ministro Fernando Haddad, continua sendo apenas isso, mais uma invenção do ex-presidente.
Caiu dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, o que não tem significado estatístico, pois está na margem de erro, mas tem peso político porque a pesquisa foi feita logo depois da famosa foto em que Lula aparece nos jardins da mansão de Maluf comemorando o acordo político.
Cair dois pontos percentuais quando se tem 30% de intenções de voto, como tem o candidato tucano José Serra, seria irrelevante — e ele cresceu –, mas os mesmos 2 pontos num total de 8% significam uma queda de 25%, o que por si só explicita a difícil situação em que se encontra o candidato de Lula.
Haddad, que parecia ter iniciado a ascensão após aparecer com Lula no programa do Ratinho e ter quase triplicado as intenções de voto, fato muito comemorado entre os simpatizantes do PT, não conseguiu manter a curva ascendente.
Esperavam os petistas que, depois do episódio Maluf, o candidato de Lula atingisse os dois dígitos nas pesquisas, evidenciando a correção da manobra política de seu mentor.
Lula reagiu aos críticos ao afirmar que não tinha arrependimento nenhum pela foto. E Maluf fez sua análise particular: Erundina deixara a chapa por ciúmes de seu protagonismo, e, diante de Lula no governo, ele, Maluf, considera-se “de esquerda”.
O que parece divertir Maluf, e não é para menos, configura-se um problema político de envergadura para o PT paulistano.
A pesquisa Datafolha mostra que os eleitores estão ao lado de Erundina, pelo menos nesse primeiro momento. Nada menos que 67% dos eleitores consideram que Erundina fez muito bem em deixar a chapa de Haddad depois da divulgação da famosa foto.
Havia até em circulação uma curiosa interpretação na base do “falem mal, mas falem de mim”. Lula seria tão genial articulador que colocara a imagem de Haddad nas primeiras páginas e nas televisões do país, fazendo com que viesse a ser conhecido pelo eleitorado.
O que para o comum dos mortais parecia erro estratégico, para o infalível líder tinha o dom de alcançar o objetivo de difundir a figura de seu escolhido.Vem a nova pesquisa Datafolha e joga por água abaixo a teoria montada a posteriori, que tentava transformar um erro político em grande lance estratégico.
O diretor do Datafolha, Mauro Paulino, considera que a rejeição ao apoio de Maluf ao PT pode ser determinante na eleição, o que indicaria que não se trata de um efeito passageiro.
Nesse caso, Erundina estaria certa quando comentou que 1min e 30s de propaganda eleitoral não justificam fazer uma aliança que renega uma vida inteira. Aparentemente, esse tempo extra que o PT obteve aderindo a Maluf não será suficiente para reduzir o desgaste provocado pelo acordo, considerado espúrio pela larga maioria do eleitorado paulistano e petista.
O tucano José Serra continua liderando a pesquisa, mas está parado desde o início com 31% das intenções, o que representa o eleitorado cativo do PSDB na capital. Na análise dos petistas, mostra que ele não tem condições de ampliá-lo.
O outro terço deve ficar, como tradicionalmente ocorre, com o candidato do PT, mas, se Haddad não demonstra ser competitivo para buscar no partido o apoio que seria automático, como ir além do eleitorado petista para buscar votos que podem lhe dar vitória?
A estratégia petista tinha um objetivo pragmático, traçado por Lula. Abriu-se mão de uma candidata forte como é a ex-prefeita Marta Suplicy na suposição de que ela não trazia novidade para a campanha que ampliasse seu eleitorado.
O “novo”, que Haddad representaria, teria mais facilidade para avançar no eleitorado que, não sendo petista, pode votar no candidato do partido.
Mas, ao mesmo tempo, a candidatura ficou limitada no viés ideológico quando se juntou a Haddad, um comunista saudosista, a ex-prefeita Erundina, que assumiu anunciando que continuava defendendo o socialismo. Para ela, estar no Partido Socialista Brasileiro (PSB) não é retórica, é uma profissão de fé. Com sua saída, o PT foi buscar no PCdoB a companheira de chapa de Haddad, fechando novamente o foco ideológico da candidatura.
Os petistas alardeiam que o candidato tucano José Serra tem mais rejeição do que apoio (35% contra 31%), o que é uma situação realmente incômoda para o candidato. Mas, por essa conta, o candidato petista tem o dobro de rejeição do que de apoio (12% contra 6%).
Lula promete “morder o calcanhar” dos adversários, mas precisará fazer com que Haddad aprenda a morder também, sob o risco de seu candidato ficar exposto ao público como figurante sem expressão.
Além do mais, as pesquisas do Datafolha vêm registrando a queda da influência de Lula como cabo eleitoral na disputa paulistana, embora ele continue sendo o mais influente deles, mais ainda que a própria presidente Dilma, que tem 28% de influência na escolha do candidato, ou que o governador Geraldo Alckmin, que influencia 29% dos eleitores.
O índice de influência de Lula no eleitorado é de 38%, mas o problema para o PT é que em janeiro eram 49% os que diziam que o apoio de Lula os faria votar em determinado candidato.
Se juntarmos a redução da influência de Lula no eleitorado com a incapacidade demonstrada até agora por Fernando Haddad de ser um candidato minimamente competitivo, teremos uma eleição que sugere ser muito mais difícil para o PT do que parecia meses atrás.
Serra já disse que os fatos mostram que Lula não é infalível, pelo menos nas eleições paulistas. Mas Lula é Lula, advertem sempre os petistas, agarrando-se ao mito na esperança da vitória. Lula faz bem em querer trazer para si a disputa contra Serra, nacionalizando a eleição paulistana. Caberá a Serra escapar dessa armadilha, convencendo o eleitorado que está pensando apenas em São Paulo, e não no Brasil.

2 comentários:

Luiz de Pinedo disse...

Análises casadas e análises rompidas. Para aqueles desavisados parece que a Vitória do PT em SP, foi fruto só da estratégia montada por Lula na renovação do Candidato,PT 3.0 como estão denominando. Mas olhando com maior atenção temos de focar na história e na permanencia das redes sociais e como elas foram se tecendo ao longo de 32 anos. As análises dos mapas eleitorais são muito signifcativos, mostram uma permanência de votos que se repetem em muitas eleições. Como podemos analisar, primeiro não é fruto só da intenções momentâneas, mas da sinápse social. Aqui faço um comentário sobre Campos, que funciona no movimento contrário que é a desconstrução das redes sociais. Eleição é focada no ano da eleição o resto fica para a eleição de Deputado Estadual e Federal. Volto a antiga frase: "Deu branco no salão".

douglas da mata disse...

Luiz,

As coisas não são só que são, mas o que também parecem ser.

O uso da imagem do Lula como principal vitorioso das eleições, pelo resultado em SP, se dá como contraponto àqueles que pretenderam desgastá-lo com os últimos tristes episódios do julgamento-picadeiro do stf, e como você pode notar, "contaminou" as análises dos "articulistas" da grande mídia, que hoje funcionam como vocalizadores das bandeiras oposicionistas(aliás, os únicos).

Não podemos reduzir TODA a eleição a uma estratégia do Lula, mesmo que entendamos seu peso relativo.

Mas o fato é que o PT e os partidos da base aliada foram os únicos que cresceram nestas eleições.

Outro dado: o PT cresce desde 1982 sem interrupções.

De todo modo, ainda que a mídia adule o PSB como grande "vencedor", por entender que este partido poderia funcionar como nova correia de transmissão neo-conservadora, um fato é inequívoco:

Os demotucanalhas e a mídia PIG(nacional e local) são os grandes derrotados.

Campos não é diferente do resto do país, e a "oposição" não percebeu que não basta cornetar temas moralóides nos meios de comunicação.

É preciso fazer política, coisa que desaprenderam há tempos!