sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Dados para reflexão.

O PIB é a soma das riquezas produzidas por um determinado território. Nesse caso, chamamos a atenção para o RJ, que suplanta a riqueza de muitos países.

Mesmo que consideremos a precariedade dessas referências para comparação, fica claro que o Estado do Rio de Janeiro é uma unidade da federação com muitos recursos, que são, como sempre distribuídos de acordo com a força de cada grupo de interesse, e esse bolo, no que tange as políticas públicas, é fatiado no Orçamento.

Logo, o volume de recursos destinados ao pagamento dos servidores da área de segurança é vergonhoso e desproporcional a importância que dizem que estes têm, ao menos quando estes ameaçam parar.

Gasta-se muito (e mal) em segurança pública, e há o receio que este gasto obedeça a lógica patrimonialista e eleitoral, ou seja, privilegia-se as compras de materiais, que revertem em apoios financeiros de campanha, enquanto os servidores catam as migalhas do butim.

Outra comparação significativa, esta mais factível, é a comparação com os salários de outras unidades da federação, a população desses estados, a disparidade com delegados e o efetivo de policiais civis.

Nosso estado ocupa a 27ª posição, ou a última na remuneração, enquanto no pagamento aos seus delegados a posição salta para 6ª posição.

Não se trata, por óbvio, de reivindicar uma piora dos vencimentos(merecidos) dos delegados, mas denunciar tanta desigualdade, até porque são cargos que exercem funções complementares e cuja assimetria gera ruídos e estragos permanentes na gestão de qualquer política pública.

Porque não queremos acreditar que tal "erro" seja proposital, ou será que é? E se for, a quem interessa uma polícia "barata"?

Veja as tabelas retiradas do blog do Sindpol:


Ranking Salarial dos Policiais Civis no Brasil

Ranking Salarial dos Policiais Civis no Brasil

PIB do Estado do Rio é Superior ao de 140 Países

PIB do Estado do Rio é Superior ao de 140 Países

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso é um absurdo!!!
Os salários do RJ estão ridículos!!

Isso não se justifica.

O RJ deveria pagar o mesmo que paga o Distrito Federal.

O atividade policial é inerente ao Estado. Deveria ser sempre valorizada.