quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A verdade como ela é, mas não deveria ser...




A intervenção do vereador-donatário(como já foi publicado em outros blogs) nos seus domínios é uma aula de como funciona o sistema político de representação nessa cidade, e não seria errado dizer, em todas as paróquias do país.

Não me refiro a proximidade dos laços político-eleitorais de um vereador com a comunidade, a qual ele está mais próximo, e que por isso lhe conferiu a maioria dos votos que teve. Isso é normal.

O que espanta é a visão equivocada, tacanha e autoritária sobre essa proximidade e o exercício desse mandato, a distorção e manipulação dessas conexões políticas da base de apoio e o governo, o papel da administração pública, a atividade parlamentar como fiscalizadora e limitadora do poder executivo, etc.
Essa dose de incômoda realidade gravado em vídeo, cuja performance pertence ao vereador atende pelo curioso nome de "papinha", pode ser dividida assim:

01- Tudo é culpa do governo "anterior", como se administração pública não fosse uma atividade ininterrupta, e que a troca de seus ocupantes já traz em si a ideia de que o sucessor assume o cargo executivo e todos os problemas que encontrar, aliás, foi eleito por isso e para isso. Se a população quisesse, manteria o grupo anterior no poder, mas não: elegeu a prefeita para que ela resolvesse o que disse que resolveria. Elegeu a prefeita porque havia problemas.

02- Independente do fato de que a vereadora que noticia o problema é da oposição, e claro, nenhuma indicação sua ou pedido vá ser atendido, que por si já traz uma visão mesquinha e sectária, eu me pergunto: Se o problema existe há anos, e o vereador diz que "em Travessão é comigo", por que o côco ainda transborda em Travessão? A quem a população do local deve recorrer? Sugiro que os moradores aluguem um caminhão limpa fossa e peçam que os motoristas estacionem em frente da casa do vereador-donatário.

03-De resto, ficou a nítida impressão de que o vereador-donatário trata sua localidade como um curral eleitoral, um feudo intransponível, e mais: trata seus pares (vereadores) com desrespeito de quem não tem a menor noção do que se trata a representatividade do mandato que todos (os vereadores)possuem, para atender os reclames da população sem os limites dos "cabrestos" impostos por esquemas obscuros.


O vídeo, como dissemos lá em cima, é uma "aula" que ilustra com cores nítidas o porquê essa cidade não ter a mínima condição de reivindicar que o dinheiro continue a construir latrinas e "piscinas" de côco à céu aberto.

E pensando bem, Travessão merece, afinal, não dali que saíram os votos que deram ao vereador a sua "capitania-hereditária"?

3 comentários:

Anônimo disse...

É lamentável o comportamento "comum" dos vereadores da situação. Eles lotearam Campos dos Goytacazes sem q tenham a preocupação de resolver os problemas e sim núcleos eleitoreiros q mantem uma meia duzia de pessoas remuneradas para angariar eleitores para as futuras eleições. E a população? Que se dane?

Anônimo disse...

E por falar em côco hoje, pela manhã, ao usar o meu vaso sanitário e acionando a válvula de descarga, tomei um baita susto:O fluxo de água ao invés de descer, subiu quase transbordando para o banheiro.Fazendo uma inspeção nas caixas de passagens para minha surpresa as cinco caixas estão abarrotadas até a boca.

Anônimo disse...

gOSTARIA DE FAZER UMA RECLAMAÇÃO DO SITE DA PREFEITURA, QUE ESTA TOTALMENTE DESATUALIZADO, O TELEFONE DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO QUE ESTA NO SITE, QDO VC LIGA CAI EM UMA LOJA, TEM OUTRO DA MESMA SECRETARIA QUE CAI EM OUTRO DEPARTAMENTO, PRATICAMENTE TODOS OS TELEFONES DOS ORGÃOS ESTÃO DESATUALIZADOS, SERÁ QUE PRO POVO NÃO CONSEGUIR FALAR COM ELES? SE TEM UM ORGÃO SÓ PRA CUIDAR DA ATUALIZAÇÃO DO SITE, PQ NÃO FAZEM ISSO, SÓ SABEM CUIDAR DA PROPAGANDA DO GOVERNO, E ESQUECE DE ATENDER AO POVO!gOSTARIA DE FAZER UMA RECLAMAÇÃO DO SITE DA PREFEITURA, QUE ESTA TOTALMENTE DESATUALIZADO, O TELEFONE DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO QUE ESTA NO SITE, QDO VC LIGA CAI EM UMA LOJA, TEM OUTRO DA MESMA SECRETARIA QUE CAI EM OUTRO DEPARTAMENTO, PRATICAMENTE TODOS OS TELEFONES DOS ORGÃOS ESTÃO DESATUALIZADOS, SERÁ QUE PRO POVO NÃO CONSEGUIR FALAR COM ELES? SE TEM UM ORGÃO SÓ PRA CUIDAR DA ATUALIZAÇÃO DO SITE, PQ NÃO FAZEM ISSO, SÓ SABEM CUIDAR DA PROPAGANDA DO GOVERNO, E ESQUECE DE ATENDER AO POVO!