domingo, 28 de agosto de 2011

Nossos agradecimentos!

Eu não falo em nome da rede blog, aliás, ninguém fala, e essa é uma característica única que nos distingue da mídia tradicional: Há possibilidade de formular algum conteúdo, mantendo níveis de solidariedade e complementaridade, sem que isso signifique disputa fraticida ou monolitismo de pensamento. Não há líderes na rede blog. Muito menos donos ou patrões. Mas existe uma orientação, uma direção que baliza todos nós, quase de forma instintiva.

Como em toda forma de relacionamento, há ruídos, haja vista a enorme gama de temperamentos, visões de mundo  e porque não dizer, interesses de cada blogueiro da rede blog. Mas a essência da rede permanece intacta, e tem reagido muito bem aos ataques do poder, representado na dinastia da lapa e sua rede de comunicação oficial e para-oficial.

Outra distinção clara, que o leitor de blog já percebeu é: Todos nós temos uma posição política, outros mais ou menos declaradas, a depender do estilo, mas é óbvio que aqui, na rede blog, cada um fala o que quer. Assim, é possível que um blog que critique ferozmente a administração municipal, também critique os quadros oposicionistas, por motivos diferentes, mas com independência entre essas forças políticas. É possível também, embora pouco provável, pelo nível do governo local, que esses blogs elogiem ações ou proponham debates que auxiliem a construção de um cenário político democrático e reforço das instituições.

Mas será que você lerá algum jornal de coleira "morder" a mão de quem lhe alimenta? Ouvirá nas rádios de coleira alguma menção ou questionamento sobre as relações espúrias entre mídia e governo?
É pouco provável, a não ser que se trate de rompimento ou aumento da "taxa de serviço".

Isso tudo, no entanto, só tem sentido por uma pessoa: Você leitor. Pouco importa se é um, dez, ou 500 mil leitores. Não há que se desprezar audiência, porém um blog é um espaço de divulgação de ideias e diálogo, e isso, sabemos, se dá com um ou tantos interlocutores quanto possíveis. E cada leitor na rede blog é um só, ÚNICO.
Ao contrário da mídia, não pretendemos uniformizar a pasteurizar sua interpretação dos fatos, para construir um consenso que sirva a esse ou aquele. Desejamos, sempre que possível, fomentar debates que fortaleçam convicções que estarão a serviço das opções militantes(ou não) de cada um. Se essa opção coincide com a minha, ótimo, mas se diverge, melhor ainda, porque esse laço de diferença é que constrói Democracia.

Então, hoje, nesse domingão de sol, eu vou escrever só para agradecer a você, que confia e deposita essa confiança nesses pequenos espaços de informação, que combatem os latifúndios de manipulação improdutiva, que sempre servem ao poder econômico.

Um abraço, e muito obrigado!


3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado a você Douglas, que tantas vezes nos faz pensar e debater sobre váriadas formas que instintivamente não teríamos. É a você que agradecemos, que coloca a sua cultura a nossa disposição sem pedir nada em troca.

Neto Cordeiro disse...

Douglas,

Com alguns de atraso, venho lhe deixar um abraço e parabenizá-lo pelo texto.
Sabemos que cada blogueiro tem seu estilo, e alguns até suas razões para se expor de maneira mais franca, mas no fim das contas almejamos a mesma coisa: uma Campos melhor.

Saudações alvinegras!

douglas da mata disse...

Neto,

Tudo tem seu tempo certo. O sentimento que nos une perdura.

Um abraço.