quinta-feira, 7 de julho de 2011

Destaque da planície.

Há um movimento estranho na cidade. Sob o pretexto da ofensa a honra, aqueles que pouco ou nada respeitam a honra a alheia, e que são capazes até de usar seus infortúnios e infelicidades pessoais para chantagear a Justiça, querem utilizá-la como instrumento de censura a informação necessária a fiscalização dos (maus)atos públicos.

Eis que a Jane Nunes em seu blog nos brinda com esse ótimo texto sobre o tema. Suprimimos o nome do personagem ao qual a blogueira se refere, por entendermos que um tipo desses não merece ter seu nome repetido, afinal, se queixar a Justiça das práticas que usam, é como aquela criança mimada que aceita as regras do jogo, mas quando perde a partida, reclama sua mudança. Coisa de zérruela. Mas afinal, que se esperar de quem se presta a fazer papel de jornalista de coleira do pasquim de propaganda do governo?

C.C. confirma ofensiva contra blogueiros



O ex-subsecretário de Comunicação do governo Rosinha Garotinho e atual diretor do Jornal O Diário CC, confirmou ontem em seu blog hospedado no site do jornal que dirige o que a blogosfera livre já havia alertado: vem aí uma ofensiva pesada contra os blogueiros.
A informação foi imediatamente replicada por blogs ligados ao grupo político a que CC pertence. Estranhamente tais blog praticam o que CC diz ser praticado apenas por maus blogueiros .
Segundo o diretor do jornal O Diário: “Os dias estão contados para que os blogueiros apresentem o número real de pessoas que respondem às suas postagens e principalmente a verdade dos comentários, pois a legislação já prevê isso como crime e alguns advogados vão entrar jogando pesado contra os “maus” blogueiros.”
Advogados representam clientes e ingressam na Justiça em nome deles. Em breve então poderão ser conhecidos os que se sentiram ofendidos , em que blogs , postagens e comentários, informações que obrigatoriamente deverão fundamentar a ou as ações dos que se sentiram ofendidos como determina a legislação, afinal o país não vive mais sob uma ditadura e o AI 5 digital não está em vigor e nem mesmo sua proposta asseguraria uma ação nos moldes da anunciada por CC.
O que se percebe na postagem de CC é que além da tentativa de intimidação da blogosfera há um enorme desejo de se extinguir os comentaristas anônimos, pessoas que temendo represálias de um grupo político fazem denúncias e desabafos,( a maioria dos comentários, moderada , outras investigadas e transformadas posteriormente em notas) e até piadas e pelos quais poderão vir a responder os blogueiros, que também não estão livres de responder pelos supostamente identificados e solidariamente pelos verdadeiramente identificados.
Ora para se eliminar os comentários anônimos a ação deverá ser proposta não contra os blogueiros e sim contra as empresas (a maioria os blogs da região está hospedada no Google) que assegura esse mecanismo de postagem . Quantos crimes não foram descobertos a partir de denuncias anônimas feitas à própria Justiça , a Polícia e ao Ministério Público?
Quisessem reparar imediatamente algum dano a honra, não seria mais sensato que os ofendidos buscassem primeiro a retratação ou a retirada da postagem através de uma simples solicitação ao autor? Não é esse o caminho natural numa sociedade democrática?
A maior parte dos blogueiros que incomoda o grupo político que pretende calar a blogosfera não teme as leis. Ao contrário exige diariamente o cumprimento delas.
Que a verdadeira Justiça seja feita e que a liberdade de expressão não seja maculada para atender interesses daqueles que com egos extremamente inflados e ou com consciências pesadas acabam se identificando em todas e quaisquer denúncias,criticas e até mesmo piadas ou mais grave: se fazem passar por ofendidos para impedir a divulgação da verdade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eles estão preocupados com os blogs livres, porque ele serão uma ameaça nas eleições. Tentam intimidar para poderem continuar enganando a população sem serem denunciados.

O recente movimento de se pintar os buracos das ruas da cidade de rosa foi uma mostra da força e da capacidade de mobilização dos blogs. A Prefeitura logo iniciou uma operação tapa buracos.

Foi em um blog que primeiro divulgou que no recente acidente de carro em que se envolveu o filho da Prefeita, se ficou sabendo que o veículo utilizado era de propriedade de uma empresa com negócios na Prefeitura.

Anônimo disse...

eu nem acredito nessas coisas. não fosse tão trágico, seria patético.
Enquanto o deputado federal, detona todos os seus inimigos no seu site, mencionando inclusive o processos de divórcio do governador Cabral ( violando o segredo de justiça dessa matéria), o seus puxa sacos oficiais vêm falar em honra??
está na hora de juntarem os responsáveis dos blogs( douglas, cláudio andrade, roberto moraes, etc) e formarem uma associação dos blogueiros para que a classe se fortaleça e possa inclusive ser representada por uma pessoa jurídica

Anônimo disse...

DA MATA, ESTOU SABENDO QUE A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO JOILSA, JUNTO COM A RESPONSÁVEL DO ALMOXERIFADO DO SMEC ELEONORA, ESTIVERAM NA DELEGACIA PARA PRESTAR ESCLARECIMENTO OU REGISTRAR OCORRENCIA, Ñ SEI O QUE, DEVE TER SIDO A RESPEITO DO FURTO DE 37 NOTEBOOK DO AMOXERIFADO SEM ARROMBAMENTO, APURE POIS SERÁ UMA POSTAGEM BOMBASTICA.

Uenfezado disse...

Numa terra em que a justiça autoriza empresas a colocarem carroças travestidas de ônibus para circular;e deixam que maus gestores circulem livremente, usufruindo seu butim, podemos esperar tudo!