domingo, 26 de junho de 2011

Dúvidas cruéis.

O que aconteceria a você, que empregue alguém para serviços domésticos, ou até mesmo você, pequeno empresário, que não permitisse que seus trabalhadores usassem o banheiro, e os mandasse se virar onde desse?
Pois é, essa é a realidade de muitos canaviais até hoje, e pior, há homens de mulheres juntos, e não são raros os relatos de abusos.

O que aconteceria a você se trouxesse trabalhadores para sua empresa, e os mantivesse em ambientes fétidos, sem a menor condição sanitária, e os obrigando a pagar por suas ferramentas, e descontando a alimentação em níveis absurdos, ou forçando-os a comprar o alimento fornecido por você, com o preço que você determinar?
Essa era, e é a realidade desse setor, que deseja manter as queimadas para defender "empregos".

O que acontece a você quando é pego em sonegação fiscal?
Bom, CPF negativado, não compra quase nada a crédito, nem participa de concursos, mas os usineiros e produtores não. Mantêm subsídios, e para eles vale o princípio da presunção de "inocência".

O que aconteceria se você jogasse o lixo de sua atividade, uma barraca de cachorro-quente, uma pequena fábrica de doces de frutas, etc, no quintal da casa do vizinho ou pelas ruas?
Pois é. É justamente o que fazem os canavieiros, com as cinzas das queimadas e com as canas caídas dos caminhões.

Nenhum comentário: