terça-feira, 19 de abril de 2011

Notícias de São João da Barra.

Câmara aprova lei que amplia mais 119 vagas para a Educação

A sessão legislativa desta segunda-feira (18), da Câmara Municipal de São João da Barra foi, mais uma vez, marcada por calorosos debates e grande manifestação por parte do público. No final da reunião, os vereadores aprovaram em caráter de urgência, o projeto de lei nº 002/11enviado pelo Executivo, que dispõe sobre o aumento de mais 119 vagas no concurso público da Educação, realizado em 2010 e ainda vigente. O projeto estava incluído na pauta das duas últimas sessões, mas não havia entrado em votação devido à ausência do presidente da Comissão de Justiça e Redação, Alexandre Rosa.
A construção de uma clínica para tratamento de dependentes químicos, com atendimento 24 horas esteve entre os requerimentos aprovados pelos vereadores.(...)
A saúde do município também esteve em discussão com o requerimento nº 057/11 (...)solicitando à Secretaria de Saúde, a implantação de serviço de fisioterapia nos postos de saúde do município. (...)
Também foi aprovado por unanimidade, o requerimento (nº 049/2011) (...) solicitando ao Poder Executivo que conceda o desconto para o pagamento do IPTU, com o desconto de 80% aos contribuintes inadimplentes.
Negado – Grande parte da sessão foi tomada pelo debate após a declaração de Alexandre Rosa ao informar que votaria contra os dois pedidos de informações à prefeita Carla Machado, que constavam na pauta. O edil alegou que a Câmara tem feito muitos requerimentos dessa natureza e que as secretarias não estão tendo tempo hábil para atender todos os pedidos. A matéria foi bastante debatida entre os edis, gerando, também, manifestação por parte do público, o que levou a Câmara a solicitar a presença da Polícia Militar. Os requerimentos com pedidos de informação ao Executivo foram reprovados.



Educação
O concurso público da educação foi autorizado pela Câmara em 2009, mas o número de vagas oferecidas no edital não foi suficiente para suprir a demanda das escolas, já que o quantitativo de vagas foi elaborado com base naquele ano. Entre 2010 e 2011, o número de turmas foi ampliado e daí, a necessidade de aumentar o número de servidores. Além disso, houve um significativo índice de desistência por parte dos aprovados. As novas vagas são para os cargos de pedagogo (02), orientador educacional (01), inspetor de alunos (14), professor II – primeiro ao quinto ano do ensino fundamental (60), professor II – pré-escola (22) e auxiliar de creche (20).

Nenhum comentário: