sexta-feira, 8 de outubro de 2010

UPPs e o PIG!

Todos sabem como chamo a "menina dos olhos" do governador sérgio cabral, as UPPs. Em lugar de Unidades de Polícia Pacificadora, eu as chamei sempre de Unidades de "Propaganda" Pacificadora.

Não descerei a detalhes do "modelo" implantado, mas é certo que a ação do Estado carece de sistematização, uma vez que política pública de segurança pública não se resume a slogans, como UPP, Delegacias Legais, DEDICs ou qualquer outro. É preciso ação articulada, com respeito aos dados, e principalmente, que essa politica esteja voltada para todos os cidadãos sem distinção ou corte de classe.

Pretender chamar "ocupação dos morros" com "pacificação" é piada de mau gosto.

Mas não são as minhas críticas que vou tratar aqui, mas as recentes críticas do PIG nacional ao Governo do Estado e suas UPPs.

Por encanto, o "canto da sereia" mudou. E aquilo que foi festejado com visitas, matérias e tomadas das varandas das casas das comunidades, como símbolo da "nova realidade" do lugar, agora é objeto de críticas de toda a sorte.

Como disse, não entrarei no mérito delas, até por que, boa parte dessas críticas já tinha falado aqui.

Mas apenas acho estranho que as críticas se dêem justamente porque a candidata Dilma, em suas visitas ao RJ, tenha incorporado em seu programa de campanha a disseminação das UPPs (que eu discordo, frontalmente).

Aliás, eu não acho estranho, eu tenho certeza que é escandaloso!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei do post! Até agora eu não conseguia entender por que a globo estava batendo tanto no queridinho Sergio Cabral. Na verdade eles esperaram o queridinho se reeleger e estão batendo nele somente para atrapalhar a votação de Dilma, principalmente no RJ.
Eu costumo tentar identificar os candidatos que o PIG mais gosta, para não votar neles ou ajudá-los de nenhuma forma.
Em matéria de eleição, se for bom para a Globo, dificilmente será bom para o povo!