sábado, 21 de agosto de 2010

Carnaval & eleições fora de época: entre micaretas e picaretas!

Sempre gostamos de imaginar aqui nesse blog que os fatos se relacionam entre si, embora não comunguemos de um absolutismo cosmológico, que dê como causa um furacão na costa estadunidense a queda de uma folha de árvore em uma floresta no meio da Índia!

Mas é irresistível associar as duas "paixões" dos habitantes dessa planície lamacenta, e que apresentam pontos em comum: improviso, desvios de conduta, enfim, um "desfile" de precaridades e abusos, que deslocaram suas temporaneidades.

Nosso carnaval e nossas eleições são eventos de péssimo gosto, e de resultado sempre duvidoso!

Embora a "indústria cultural carnavalesca" seja tratada como deve na maioria dos lugares desse país, e gere lucro, riquezas, e também problemas como toda atividade, aqui na planície lamacenta, nosso carnaval é um circo de horrores, e pior, fora de época.

Como nas eleições, nosso carnaval é um monstro devorador de verbas públicas!

Como no carnaval, nossas eleições se fazem com alegorias emprestadas!

Como no carnaval,  em nossas eleições os mandatos são tão estáveis e sérios como o reinado de Momo!

Temos desfiles e eleições todo ano, e nos dois o resultado é um só: desastre! Tudo aqui é fora de época!

Nos dois fenômenos, a intervenção externa só piora: No carnaval, a interferência do poder municipal só piora o "espétáculo" a cada ano, assim como nas eleições, quando seguidas intervenções jurídico-policiais degradam o ambiente político!

Aqui, eleição não é só manifestação de vontade popular, nem carnaval é manifestação de cultura! Viraram antes, meios de vida! Fins em si mesmos, que deslocam e distorcem a realidade na qual estão inseridos.

Ambos geram os picaretas, arremedos de artistas, mascarados de mandato!

Um comentário:

Anônimo disse...

Enqto esse desfile acontece , nós, os bufões campistas, ainda não aprendemos , e continuamos, ano após anos, a proporcionar a alegria dos picaretas absolutistas contemporâneos , ou seja,dos políticos que em troca ao invés de oferecerm goiabada ROUBAM nossos royalties!