sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Atlântida dos Goytacazes: A cidade atolada!

Quase todo mundo já ouviu falar do mito de Atlântida, a cidade que, dentre outras possibilidades para explicar sua extinção, teria submergido no Estreito de Gibraltar(As colunas de Hércules) com toda sua população, após um desastre natural.

Nós, moradores da planície lamacenta, criativos como ninguém, reescrevemos os contos de Platão, para reenquadrarmos a nossa História.

Também rica em minerais como a cidade mitológica submersa, nossa Atlântida dos Goytacazes não afundou em único dia como a sua homônina. Nossa cidade está atolada há 20 anos, e afunda um pouco de cada vez.

Como a cidade mitológica, a Atlântida dos Goytacazes também experimentou um passado de glórias, antes de sucumbir.

Na verdade, esse mito nos é familiar porque trata de um tema caro a Humanidade, desde que as pessoas se reuniram em comuidades, que depois se tornaram cidades: A ascensão e queda de civilizações!

Na cultura ocidental, e inclusive na mitologia bíblica, há sempre menção a cidades ou regiões que experimentaram um apogeu, e que depois sucumbiram. A idéia de uma punição "divina" ou metafísica(nesse caso, mitológica) para explicar tragédias naturais, ou a derrocadas militares, atendiam a necessidade de: Explicar fenômenos os quais ou não se tinha idéia de causa, ou se pretendia escondê-las, o que provocava um expiação de culpa coletiva, ne medida que o "castigo" recebido era resultado de um conduta imprópria, e que atendia a necessidade de manipulação e acomodação ideológica pelos entes dominantes.
Também servia para a afirmação ideológica da ocupação, na relação entre vencedore e vencidos!

Mais ou menos como acontece hoje, vejam só, na sociedade "contemporânea", detentora de todos os meios e instrumentos tecnológicos e científicos de percepção de realidade, mas que insiste em adorar seus "totens".

Ainda que saibamos, ou pelo menos tenhamos a intuição(como os povos antigos)que nossos problemas são "castigos" para nossas faltas, ou seja, nossa miséria econômica e política é fruto de nossas péssimas escolhas, continuamos a acreditar na possibilidade de uma "limpeza divina", ou uma "varrição mitológica" de nossa cidade, como seu um deus ex machina viesse para nos redimir de nossos pecados!

Esperamos os aviões pretos nos céus, ou Thêmis desvendada, cortando cabeças com  a lâmina afiada das sentenças. Antes, acreditamos em heróis radiofônicos, que brandiam a oratória vazia de conteúdo e de comortamento, mas que serviam para fortalecer nossa crença oportunista de que nossa tarefa se reumia a crer, e que, portanto, se houvesse falha, é porque fomos enganados, logo, somos sempre inocentes!

Esquecemos de procurar as respostas no local mais simples, mas que está sempre tão distrante: entre nós mesmos!

E assim, dia a dia, afundamos mais um pouco nesse lodaçal que é uma mistura decomposta dos excrementos de nossa indignidade com os despojos do desperdício de uma riqueza que só gera mais desigualdade!

Seria bom que afundássemos de vez, para que ainda restassem poucas histórias de virtude de uma civilização que só faz desfigurar a si mesma com seus atos, como se buscasse regredir sempre, como um anti-evolução.

Mas nem esse "fim" digno e rápido nos é concedido. Não tenham esperanças, os deuses de nossa mitologia de lama não são misericordiosos. Estamos condenados a sermos cada dia uma vergonha maior que o dia anterior!

4 comentários:

Anônimo disse...

Sutileza ou hipocrisia???
A imprensa oficial e blogs citaram a vinda do Candidato ao Senado, Lindberg. Por que ninguem comentou a participação de Arnaldo Viana junto ao PT, caminhando de "braços dados", pelo centro da cidade?
Ele pode votar e fazer campanha pra quem quiser, mas parece que continua em aliança com o PT local! O cara está respondendo por crime eleitoral, com a candidatura,até então, indeferida! A vereadora parece que deve muito ao então a ele!!!

Raskolnikov disse...

Véio, olha que situação escrotamente representativa: no evento de Lindberg em Campos essa semana a vereadora do PT fez de tudo para que sua liderança maior, o ex-prefeito cleptomaníaco e "restos a pagar" do garotismo, Arnaldo Viana "prestigiasse" o evento com sua inefável presença! Dito e feito, um evento que deveria ter a cara do PT que governa o Brasil com honras e glórias tornou-se mais uma oportunidade para amesquinhamento e vilania político-eleitoral: Lindberg pedindo voto junto com Arnaldo! Com representantes como esses o PT não precisa de inimigos em Campos! Mas a velha lição sempre se confirma políticos com fortuna mas sem virtú vão para lata de lixo da História! Abç

douglas da mata disse...

O pior tipo de lixo, o atômico, que não dá para reciclar e ninguém sabe inde colocar.

Eu chego a crer que a insistência dos setores do PT em se aninhar junto a essa pocilga tem outros motivos que não apenas a ingenuidade.

O pior que até para esse cálculo, esses beócios se vendem por qualquer tostão.

um abraço, meu caro Raskol(...)

Anônimo disse...

Tem algo estranho nessa simbiose de Odisséia com Arnaldo: é crescente a desconfiança de que ela e seu marido presidente (?) do PT local podem trair a causa da candidatura própria... Como não seria a 1ª vez e os hábitos formam o caráter, podemos esperar o pior dessa gente! Deviam pedir pra sair...