segunda-feira, 28 de junho de 2010

Bom, e o resto?

Ok, ok, ok, as sentenças do TRE nos dizem o que já sabíamos, como bem observou o decano dos blogs, o professor Roberto Moraes.

Mas se houve beneficiamento ilícito dos candidatos pelos meios de comunicação, e se esse beneficiamento macula e muda o rumo da vontade popular, um crime gravíssimo e de lesa-Estado, e se estendermos esse raciocínio, e concluirmos que ninguém colocaria sua reputação em risco à toa, eu pergunto:

Onde está, nas sentenças, uma punição exemplar pelo conluio desses meios de comunicação com políticos que abusam do poder econômico?

Se é verdade que a liberdade de imprensa é fundamental para a Democracia, por outro, o abuso dessa liberdade, como um valor absoluto e inatingível, é um veneno fatal para o amadurecimento do nosso Estado Democrático de Direito.

Não seria o caso de uma punição severa,pecuniária(multa), ou restrição de direitos(proibição de contratar com o poder público enquanto durar a suspensão dos direitos políticos dos seus cúmplices) para que esses veículos se preocupassem mais, antes de contaminar a Democracia com seus interesses escusos?

Está aí uma boa tese de discussão para nossos legisladores e doutrinadores jurídicos.

Afinal, se considerarmos que a eleição é modalidade de licitação pública, assim como os concursos que empossam servidores nos cargos, e que nos certames, a fraude implica em um corrompido e um corruptor, essa lógica deveroa ser aplicada a quem desequilibra o pleito em favor desse ou daquele candidato com o poder que desproporcional que detém, ou não?

2 comentários:

Anônimo disse...

AMEAÇA! A GENTE VÊ POR AQUI!

Procuradoria pede à PF para investigar autor de ameaça em blog
Após o julgamento dos recursos, a procuradora pediu a palavra ao presidente do TRE para denunciar uma postagem feita no blog de Garotinho em que é ameaçada. A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio já requisitou à Polícia Federal que investigue o autor da mensagem, que foi publicada no dia 17 de junho e ficou site até o dia 23 de junho.

Anônimo disse...

Eu só não consigo entender porque as autoridades investigativas, sejam elas no plano estadual ou federal, ou quem tenha a competência para tal, ainda não comprovaram que o jornal e a rádio O Diário são de Garotinho...

Porque???